quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TI + Telefonia = Muita gente pirada

Desde o final do ano passado decidimos levar para o mercado nossa experiência com o Asterisk.

Resumidamente falando, o Asterisk é um software que transforma um computador em uma central telefônica sensacional (vide http://www.asterisk.org).

Usávamos ele na empresa já tinha um bom tempo. (Depois eu conto como o Asterisk chegou até nós através de Marcelo Fernandes, da Fishy). Certo dia um cliente nos pediu para instalar o Asterisk na empresa dele depois de ver nossa solução em casa, e aí acabamos criando uma outra empresa só para cuidar dos projetos de telefonia.

De lá pra cá já instalamos o IPBX Asterisk utilizando diferentes arquiteturas e com diferentes objetivos. Entre as muitas lições que tenho aprendido nos projetos, vou compartilhar uma nesse post.

Vamos imaginar dois conjuntos: TI e Telefonia. Em muitas empresas eles não se falam de forma alguma.


Estamos caminhando para uma convergência onde haverá uma interseção dos elementos desses conjuntos. É justamente aí que o bicho pega, porque o pessoal de telefonia não fala TCP/IP e o pessoal de TI, normalmente, só sabe pegar o telefone pra efetuar ou receber ligações.


Nesse contexto o nosso papel é ser uma interface entre esses dois mundos, para conseguir montar um outro MUNDO, praticamente sem limites quando o assunto é Voz sobre IP + Aplicações diversar.

Outro dia um cliente (gerente de infraestrutura) falou que estava super satisfeito com a solução. O projeto foi um sucesso! Porém, ele estava perdido no meio de tantas possibilidades que vêm com tantas responsabilidades. Isso porque ele agora estava se tornando responsável pelo tráfego de voz da empresa, e não sabia para onde ir.

Inicialmente as empresas nos procuram pensando em fazer ligações gratuitas entre suas unidades remotas e executivos em viagens, assim como para poder utilizar um provedor VoIP para fazer ligações mais baratas. Após algumas reuniões eles descobrem que isso é 0,01% das possibilidades que terão diante de si.

Com isso cheguei a conclusão de que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas as vezes, as duas coisas se tornam a mesma coisa, sem perder suas características básicas por um período qualquer.

Independente da possível loucura do último parágrafo, vem aí muita demanda por serviços na área de VoIP. É uma área muito nova, carente de profissionais para elaborar e executar projetos de todos os tamanhos.

Imagine você montar um projeto que fará com que um sistema crítico ligue para várias pessoas as 3:20 AM em caso de problemas.

Falar ao telefone nunca mais será a mesma coisa.

Bom, vou escrever muito mais sobre os projetos de telefonia envolvendo Asterisk. Espero agradar.

t+
Saúde e paz!

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