quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Linux!? Não se questiona mais

Trabalho com projetos envolvendo Linux desde 1999. Alejandro Mick Jagger Flores desde 1995 (inclusive ele é bem mais velho que eu).

Uma coisa legal de ter escolhido esse sistema operacional para trabalhar desde quando ele ainda era muito novo, foi poder acompanhar sua evolução e as discussões que vinham em paralelo.

Lembro da minha primeira instalação de um linux em casa e de todos os passos necessários antes de iniciar a instalação. Era necessário anotar vários detalhes sobre a configuração de drives, do vídeo, ... para informar durante a configuração do Linux. Ele ainda não reconhecia muita coisa. Normal para uma criança.

Hoje em dia a instalação é tranquila. Lembro da instalação do Ubuntu em um laptop Dell que tive. Foi um sucesso. Ele reconheceu tudo, incluindo teclas de atalho para volume e etc.

É interessante ver que hoje, em agosto de 2010, ninguém mais me pergunta se o Linux é bom, se funciona, se é legal mesmo, se é fácil ou difícil, se aguenta carga....

As empresas nos chamam para falar de seus projetos sem questionar a eficácia do Linux para executar os serviços necessários para o sucesso do projeto.

Todas essas dúvidas foram extintas, resolvidas, superadas com a grande quantidade de pesquisas, servidores implementados pelo mundo todo e milhões de cases de sucesso.

O apoio da comunidade e de grandes empresas como a RedHat, Canonical, ... foi e é fundamental para este sucesso. Veja esse comercial lançado pela IBM em Setembro de 2003, que já mostrava e acreditava no desenvolvimento do Linux.

Para não dizer que não há mais um questionamento se quer, em 2005 ou 6 eu falei para os amigos de trabalho, que eu não acreditava no domínio do mercado de desktops pelo Linux nos próximos 10 anos. Eles não pensavam assim. Mesmo com a chegada do Ubuntu, que é maravilhoso para desktops, eu não acredito nesse possível domínio por mais uns 10 anos.

A questão do suporte da vizinhança é algo muito forte e que a Microsoft domina muito bem. Chamo de Suporte da Vizinhaça o fato de que praticamente todas as casas/apartamentos da vizinhança tem alguém que pode ajudar a tirar alguma dúvida básica sobre o Windows ou sobre o Office, por exemplo.

Tenho que me despedir dizendo que não sou um radical xiita do software livre.

Prefiro o Linux para trabalhar porque ele atende todas as minhas necessidades, assim como as necessidades dos nossos clientes daqui da Triforsec.

http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário