quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Amigo da onça (se ela for doida)

Ainda em 2000 um amigo meu, Augusto Cezar acacs, foi trabalhar montando projetos de cabeamento para uma operadora de tv a cabo. Nessa época ele já falava que a operadora tinha projeto para fornecer acesso à Internet para seus clientes.

Conversando com Alejandro chegamos a conclusão de que deveriamos chamar os caras da tv a cabo para conversar para apresentar nossa solução de VPN baseada em Linux. Naquela época VPN era uma novidade. As operadoras de telecom falavam no serviço de VPN na TV, em comercias antes de programas importantes como a cobertura da Fórmula 1.

Consegui o contato e mandei um email para uma pessoa da área comercial do grupo que ficava em Minas Gerais. Como resposta recebemos uma ligação onde essa pessoa demonstrava total interesse em nossa solução para seus clientes corporativos.

A idéia era que se um mesmo cliente tivesse várias unidades remotas com link Internet, a gente poderia interligar todas elas via VPN para que ele pudesse compartilhar servidores, sistemas, ....

Naquele período não tinha muita gente montando VPNs com Linux e o caminho era utilizar roteadores de marcas com Cisco, que custavam uma boa grana e inviabilizava o negócio da VPN para pequenas empresas.

Bom, o camarada veio à Recife, adorou o negócio e ficou de enviar um engenheiro para validar tudo com a gente.

Para esta etapa nós pedimos dois links para montar o circo. Montamos tudo e a apresentação foi um sucesso.

Aí!!!! Bom, quando fomos falar em negócios, decidimos chamar um amigo com mais experiência para nos ajudar.

Resumo do final dessa história:

Esse amigo levou o cliente para ele, faturou dezenas de milhares de reais por mês e a gente ficou ......

Sabe Deus onde estariamos hoje com toda aquela grana no começo da década para investir na empresa. Adoramos investir na empresa.

Quando acabar, o Biz Stone, fundador do Twitter, diz que as pessoas não roubam idéias dos outros. hahahaha Bom, ele poderia dizer que a idéia não foi roubada, e sim,  o negócio. Aí a gente teria que filosofar na beira da práia de Porto de Galinhas, tomando um "iogurte".

Em certos casos é melhor se abraçar com uma onça do que com um amigo.

Fico por aqui.

Tô no http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário