quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Doutor, estou sentindo uma dor

É interessante como tem gente que ou é ou se faz de doida.

Eu duvido que alguém chegue em um médico e diga "Doutor, estou com uma dor", e não especifique o lugar.

É incrível como tem gente que entra em contato com nosso Time de Suporte a Servidores e diz algo do tipo "O Serviço X não tá funcionando".

Sempre que isso acontece eu me pergunto como é que esse indivíduo explica ao médico o seu problema. O mais interessante de tudo é que nossos clientes são estagiários ou profissionais de TI das empresas que nos contratam. Sendo assim, não deveriam simplesmente dizer "O Serviço X não tá funcionando".

Quando ele vai ao médico, muito provavelmente ele sabe dizer que tá com uma forte dor de garganta já tem alguns dias, que quando anoitece piora e que pode ser influência de uma obra que está sendo executada na casa dele, que está levantando muita poeira. Antes de ir ao médico, ele provavelmente já diz em casa para limparem tudo após os serviços do dia para ele não ficar tão ruim.

Pois bem, imagine a situação de quem vai atender um chamado aberto através de um sistema na web, que diz "Não consigo enviar emails."

A pessoa terá que:
1 - Verificar se o servidor está online e acessível;
2 - Verificar se o serviço está rodando;
3 - Verificar se tem alguém enviando emails;
4 - Verificar se os emails externos estão chegando e sendo encaminhados para os usuários;

Dependendo das respostas, ela vai tomar um caminho ou outro.

Agora imagine se o chamado já fosse aberto assim:
"Não consigo enviar emails.
Já verifiquei que o servidor está online, consigo baixar emails normalmente e vi que outras pessoas estão na mesma situação".

Acho que um médico seguiria a mesma linha quando fosse relatar um problema de saúde para outro médico.

Ainda não acabou. Tem a parte mais desagradável.

Meses depois de alguns chamados abertos e resolvidos, um certo dia você é chamado para uma reunião onde o cliente (Presidente, Executivo, Dono, Gerente de TI, ....) te diz que o atendimento é lento em algumas situações e que é necessário melhorar porque a produtividade da empresa está sendo afetada.


Hummm!!! É uma onda mesmo. Dependendo do clima de uma reunião como essas, você sai de lá desejando ser um primo distante de Bin Laden.

Bom, ainda tem outros casos como aqueles que solicitam um suporte para análise do comportamente estranho de um servidor. O detalhe é que quem abre o chamado esquece de falar que houve uma queda de energia e que o nobreak não segurou.

Será que esse mesmo indivíduo, estando com uma forte dor de cabeça, esqueceria de dizer ao médico que bateu com a cabeça na porta do carro!?

Também tem aqueles amigos (daquela onça) que a gente pede para eles executarem alguns passos enquanto monitoramos os logs para identificar o problema e eles nem executam e ainda asseguram que executaram.

Será que essa ..... (espécie indefinida) faria a mesma coisa durante um tratamento de saúde?

Bom, tem doido para tudo, principalmente para trabalhar com TI.

Abração gente!


http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

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