sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Internet e os novos "organismos vivos"

É interessante como tem programas soltos sem controle na Internet. Parece até que eles são organismos vivos.

Já deve ter quase uns 10 anos que parei para estudar os Projetos Honeypot e Honeynet. Resumidamente falando, esses projetos têm como objetivo o estudo da forma com que as máquinas são invadidas, sondadas, atacadas, ... quando colocadas na Internet.

Ainda em 2001/2002 eles já publicavam vários textos com logs explicando todas as fases do comprometimento de uma máquina com um sistema operacional qualquer, sem as devidas camadas de proteção.

Lembro-me de um texto chamado "Worms at War" muito interessante que detalhava o comprometimento de uma máquina Windows por um worm e que em um outro momento, um segundo worm analisava a máquina, removia o worm e se instalava. Daí o nome "Worms at war - Worms em guerra".


Na grande maioria das vezes esse, tipo de programa é desenvolvido e colocado na Internet para procurar por uma vulnerabilidade específica, entrar e informar a outro programa que obteve sucesso em sua missão.
Esse outro programa recebe a informação de êxito e .....

Imagine, tudo isso sem a intervenção humana. Nós humanos criamos uma "vida", soltamos no mundo virtual e ela seguirá por um longo período de tempo até um dia morrer.

Quando acontece essa "morte"? Vamos pensar num worm desenvolvido para procurar e atacar máquinas com uma vulnerabilidade específica. No dia em que essa vulnerabilidade ou o sistema com a possível vulnerabilidade sumir, o worm "morrerá".

Bom, por enquanto é só. Tenho que ir para uma reunião.

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário