quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Investimentos em TI. Avalie o todo.

Trabalhar prestando serviços em várias empresas, em várias regiões e em diferentes segmentos é muito legal porque me proporciona uma visão geral sobre muitas coisas dos mundos de TI e de negócios.

Tenho notado que a maioria das empresas do Nordeste estão investindo em disponibilidade. Já investiram em sistemas de gestão (que é um investimento eterno) e hoje, estão colocando seus reais em infraestrutura (hardware e software) para manter tudo o tempo todo no “ar”. A idéia é não parar.

Muitas vezes a idéia de investir na infra surge a partir de um fornecedor do ERP, ou de um fornecedor de hardware. Veja bem, nenhuma desses dois têm a capacidade de entender o que você está está precisando fazer para garantir a disponibilidade das informações em uma empresa.

Já ví empresas investirem muito dinheiro em um ERP, em seu Banco de Dados e não colocar meio tustão no resto da infraestrutura. Como será que o empresário imagina que o sistema dele vai atender aos clientes (usuários) sem haver conectividade, por não ter um switch que preste.

Outro dia eu estava em uma empresa que deve faturar perto de R$ 1bi por ano, com dois links Internet ligados diretamente na rede, sem passar por um firewall. Será que um firewall pode ser encarado como uma solução cara para esta empresa? Naquele momento eles estavam estudando que solução de firewall implementar.

É um engano pensar que se você investir R$ 1.000.000,00 em uma solução de alta-disponibilidade, você estará pronto para o que der e vier.

Muitos fatores contribuem para a indisponibilidade de um sistema. Podemos citar alguns?

Ataques de “hackers” internos ou externos;
Falha em dispositivos de rede;
Falha de código em sistemas;
Falta de espaço em disco;
Atualizações mal feitas em sistemas operacionais;
Mal dimensionamento da estrutura elétrica, incluíndo No-Break;
Falta de investimento na capacitação da equipe

Podemos listar um trilhão de motivos básicos.


Mandem seus email com dúvidas e sugestões.

t+
saúde e paz!

3 comentários:

  1. Uma das coisas que mais vi nas empresas que trabalhei e o não investimento em servidores de verdade. Os "empresário" acham que qualquer computador velho serve. Como já ouvi um deles dizer, "Ah pega esse pc velho ai, não é linux que roda em qualquer maquina? põe Linux ai e monta o servidor..."

    ResponderExcluir
  2. Pois é, linux roda até em torradeira!
    Pra regular a temperatura e esquentar o pão, executa essa função sem problemas, mas pra rodar um sistema, um banco de dados, etc... ai a coisa complica. :-)

    ResponderExcluir
  3. Como falaram, rodar roda, mais o desempenho é mais complicado. É como ter um fusca e querer que ele tenha desempenho de uma ferrari. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir