segunda-feira, 23 de maio de 2011

Roubo de informações

Não há muita informação disponível sobre o número de incidentes relacionados com roubo de informações no Brasil. Independente de qualquer estatística, o fato é que diariamente muitas informações são extraídas dos servidores das empresas por funcionários, colaboradores, .... 

Por não conhecer os riscos envolvidos e nem problema, as empresas não fazem ideia de quanto estão perdendo e/ou deixando de ganhar com o roubo de informações.

Na era da informação é imprescindível classificar as informações para conhecer os riscos associados à elas e decidir como disponibilizá-las e protegê-las. Não há como proteger o desconhecido.

Muitas as informações são levadas sem nenhum intenção negativa. O colaborador pode levar pra casa uma planilha de cálculos ou um projeto para utilizar como modelo. O detalhe é que muitas vezes o "esqueleto" desse projeto (não tô nem falando das informações) tem anos e anos de pesquisas, cursos, consultorias para chegar no formato atual, e todo esse trabalho é levado da empresa, sem que a mesma receba R$ 1,00.

Estou listando abaixo algumas perguntas que também podem ser usadas para mapear as informações de sua empresa e a partir daí tomar as medidas necessárias para torná-las mais seguras.

Informações Financeiras:
1 - Quem trabalha com elas?

2 - Que tipo de acesso essas pessoas tem às informações?

3 - Onde elas são armazenadas?

4 - Quem administra essa unidade de armazenamento?

5 - Existe backup dessas informações?

6 - Quais os riscos envolvidos em havendo um roubo dessas informações?

7 - Qual o melhor caminho para protegê-las?


Bom, é isso.

Continuem enviando suas dúvidas e sugestões para meu email rodrigo.ramos@triforsec.com.br ou pelo twitter rodbramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário