quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jornada "Em busca dos clientes: Apresentações"

Comecei a fazer apresentações sobre soluções para Segurança da Informação em 2000. De lá pra cá, a luta é melhorar cada vez mais os slides e o que é dito ao público. 

Nesses 11 anos já fiz apresentações em empresas, feiras, congressos, universidades, para todo tipo de audiência. 

Sempre achei que o caminho era colocar nos slides as principais ideias através de tópicos e suas descrições. 

Seguindo esse caminho, já fiz dezenas e dezenas de slides. Sempre me considerei um bom "palestrante/apresentador/professor" por conhecer os assuntos com muita profundidade. Aí, veio meu pai e começou a me presentear com livros como "A Cabeça de Steve Jobs", "The Presentation Secrets of Steve Jobs".

Pouco tempo depois descobri que faço slides (apresentações) medíocres. O fato de conhecer o assunto com propriedade e transmitir confiança não significa que a apresentação terá um bom resultado.

(Bom resultado = atrair atenção da platEia, gravar informações em suas cabeças, convencê-las, gerar negócios, ...)

Se você precisa fazer apresentações para qualquer tipo de público, sobre qualquer tipo de assunto, sugiro que você estude como os grandes fazem as suas.

Além disso, existem pesquisas que apontam para o tempo máximo de uma apresentação, outras falam da quantidade de informação ideal em um slide,  sobre o conteúdo dos slides. Até sobre como o Córtex Cerebral vê as informações nos slides.

Por hoje é só!

t+
Qualquer coisa entrem em contato por email ou twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário