terça-feira, 5 de abril de 2011

As soluções chegam para todos (Monitoramento do ambiente de TI)

Acredito que durante muito tempo a imensa maioria das soluções de TI foram criadas especificamente para as grandes empresas, com seus ambientes gigantescos. Quando uma empresa menor precisava de uma dessas soluções, ela precisava investir como as grandes.

Já vi isso acontecer com os ativos de rede, sistemas de gestão e em vários outros segmentos. Um dia desses alguém falou sobre o “SAPinho”. Depois fiquei sabendo que é uma versão do SAP para empresas menores. Para quem não sabe, a SAP é líder mundial é software de gestão empresarial.

Bom, essa introdução foi para chegarmos em mais uma dessas soluções. O NOC (Network Operations Center – Centro de Operações de Rede), tem como objetivo viabilizar o monitoramento de uma rede, de forma centralizada.

Esse monitoramento possibilita o acompanhamento em tempo real do status de cada componente (roteadores, switches, servidores,...) do ambiente de TI da rede da empresa.

As empresas que montam ou contratam serviços de NOC deixam de ter uma operação do time de TI quase sempre reativa e passam a sentir os benefícios de uma operação pró-ativa.

Muitos desses benefícios serão utilizados como índice pelo time de suporte ao negócio.

Com o serviço implementado é possível, entre outras coisas:
  • Verificar se o nível de serviço de cada item monitorado corresponde ao desejado (índice de disponibilidade);
  • Conhecer o histórico (tempo ligado, reboots) de cada sistema operacional de cada servidor;
  • Conhecer o histórico (tempo rodando, quantas vezes foi reiniciado, quantas vezes caiu) de cada serviço/aplicação que roda em cada servidor;
  • Conhecer o consumo dos recursos (CPU, RAM, HD, REDE) de cada item monitorado em tempo real;
  • Conhecer o histórico do consumo dos recursos de cada item monitorado;
  • Disparar alertas quando um item monitorado estiver sendo consumido além do desejado/esperado;
  • Criar procedimentos para correlacionar eventos e/ou atividades;
  • Criar procedimentos para execução de ferramentas de diagnóstico e substituição de cada item monitorado;

Todas essas informações são extremamente importantes, uma vez que as empresas rodam sobre a TI. Nada mais inteligente do que monitorar os recursos de TI.

Uma coisa é pedir a troca de um servidor. Outra coisa é justificar a troca de um servidor apresentando números que mostram que seus recursos não serão suficientes dentro dos próximos 06 meses, de acordo com as novas demandas que ele precisará atender, com a chegada dos novos módulos do sistema de gestão empresarial ou do novo banco de dados que será criado/migrado para ele.

Uma coisa é não saber a origem de um problema de performance e precisar dizer algo sobre o mesmo. Outra coisa é poder consultar os relatórios referentes ao tráfego de rede entre o cliente (reclamante) e o servidor, analisar o status do litchi, o consumo de CPU e memória RAM do servidor e depois dizer alguma coisa.

Nos momento de crise, ter uma informação correta, que possa direcionar os próximos passos faz toda diferença.

Bom, é isso! O Sol brilha para todos, assim como as soluções chegam para todos.


t+
saúde e paz


Sim...Qualquer coisa tô no email rodrigo.ramos@triforsec.com.br e no Twitter http://twitter.com/rodbramos

Um comentário:

  1. Olá, vi o seu blog li e gostei e já estou seguindo, se puder siga o meu é sobre os meus trabalhos no teatro o link é
    http://thieresduarteoficial.blogspot.com

    desde já obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

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