segunda-feira, 21 de março de 2011

Centro Consumidor de Recurso

Quando eu e Alejandro Mick Jagger Flores, vulgo @zroone, decidimos investir em uma empresa na área de segurança da informação, sempre achei que as empresas adorariam a ideia de contratar uma empresa para ajudar a manter a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade de suas informações.

Para tanto, estamos sempre criando e desenvolvemos vários serviços que hoje estão em empresas dos mais diversos segmentos por todo o país. Também estabelecemos parcerias com empresas nacionais e internacionais para entregar soluções consagradas.

Semanalmente fazemos aproximadamente 5 apresentações para empresas que nós prospectamos diariamente. Nessas visitas nós conhecemos um pouco do negócio de cada empresa, assim como sua infraestrutura de TI e suas principais dificuldades na área.

Na imensa maioria dessas empresas nós ouvimos que suas diretorias veem informática como despesa.

Tentando ajudar esses profissionais, sempre que tenho espaço digo que o que deve ser explicado aos diretores é que a área de TI não solicita novos servidores e sistemas para utilização própria.

Na minha opinião, as equipes de TI precisam (mesmo que de forma independente) começar a mapear as áreas das empresas criando Centros Consumidores de Recursos. A ideia é simples, um pouco trabalhosa no começo, mas o resultado é extremamente positivo.

Imagine que uma empresa possui 100 funcionários.
Desses, 95 utilizam um computador para exercer suas funções diárias.
Essa lista de funções inclui:
- Acesso à Web sites
- Acesso à e-mail
- Acesso à arquivos
- Acesso ao sistema A (Verificar estoque, tirar pedido, solicitar serviço, ….)
- Acesso ao sistema B (folha de pagamento, projetos, ….)

Essas funções demandam recursos:
01 Computador (Sistema operacional, conjunto de aplicativos para trabalho, antivírus, suporte)

Energia elétrica (No-break, cabos, ...)

Ponto de rede (Conector, cabos, porta de switch)

Acesso à Web sites (Link, Roteador, Firewall, Gestão desses recursos)

Servidor de e-mail (Hardware do servidor, Sistema operacional, solução de e-mail, Gestão do sistema operacional e da solução de e-mail)

Servidor de arquivos (Hardware do servidor, Sistema operacional, solução para armazenar os arquivos , Gestão do sistema operacional e do servidor de arquivos)

Sistemas A e B (Hardware do servidor, Sistema operacional, Sistemas A&B, banco de dados e Gestão do sistema operacional, dos sistemas A&B e do Banco de dados)

Para que todos esses recursos estejam sempre disponíveis e seus usuários consigam atender as necessidades do negócio da empresa, a área de TI precisa estar capacitada e ter orçamento para contratar empresas como a Triforsec que têm grande know-how em áreas específicas.

Em muitas empresas, a lista de recursos acima entra na conta da área de TI. O que é um ENORME ERRO. Todos eles são utilizados por quase todos os funcionários das empresas, sem falar nos prestadores de serviços, parceiros e clientes, com o objetivo de produzir melhores resultados.

Pois bem, é extremamente importante mostrar aos gestores das empresas que TI não é custo. TI é um recurso necessário para que as empresas possam produzir mais e melhor. O que precisa sim ser feito, é avaliar o que está sendo comprado e/ou contratado.

Bom, é isso aí.

Em caso de dúvidas, sugestões, criticas, … mande um e-mail para rodrigo.ramos@triforsec.com.br

Tenham todos uma boa semana.

Simmm!!!! Por favor, esqueçam esse papo que o Brasil só funciona depois do Carnaval. Essas visitas estão ocorrendo desde o começo do ano porque ninguém parou de trabalhar, nem a Triforsec e nem as empresas.

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