segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tempo de resposta

Hoje em dia existe solução de TI para tudo no mundo. Voltando lá para 2003-2004, nós entrávamos nas empresas só porque tinhamos soluções, principalmente do mundo Open Source.

Hoje, deve existir pelo menos duas dúzia de softwares para a mesma demanda.

Quando um cliente me chama para questionar uma solução que nós implementamos, o meu discurso é quase sempre o mesmo.

A escolha deve ser baseada nos requisitos funcionais e de gerenciabilidade.

Tão importante quanto achar uma solução para  um problema, é conseguir e saber gerenciar a solução para impedir que ela faça parte do problema em algum momento.

Não é sempre que uma solução é gerenciável.

Como diz um amigo "O bom no bom é muito bom. Quero ver o bom no ruim". Traduzindo: Uma solução precisa ser boa em momentos de estabilidade e de instabilidade.

Na minha opinião, para ser completa, a solução deve ser capaz de  diminuir o tempo de resposta na resolução dos problemas. É lógico que essa capacidade não é mágica. Ter boa experiência em gestão de configuração, de incidentes, mudança, .... são requisitos básicos para alcançar o Menor Tempo de Resposta possível.

Vamos para um exemplo:

Todo serviço de email envia e recebe emails. Quando ele para de funcionar, em quanto tempo é possível descobrir porque ele parou? Será que ele fala abertamente onde está o problema? Quem for tratar o problema poderá precisar ter experiência com o serviço, com o sistema operacional, logs, TCP/IP, ....

Bom, é isso aí.

Continuem enviando suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br


t+
saúde e paz

Um comentário:

  1. Concordo Plenamente.

    Sem Uma solução que tenha gerenciamento. A solução terminará se tornando aquele mocinho do filme de SUSPENSE E TERROR, que toma a fórmula para ficar bonito e vira um tremendo de um monstrinho, ou seja, ninguém vai querer SUSPENSE nem muito menso TERROR onde doi mais..."O BOLSO"..hehehehe

    Parabéns ramos esse é o caminho

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