É claro
que isso não é novidade para ninguém, mas eu senti vontade de
escrever sobre como é importante você trabalhar nas diversas áreas
de uma empresa para entender a importância de todas elas.
Hoje,
mais do que nunca, eu acredito que toda empresa precisa ter um
diagrama com todas as suas áreas e esse diagrama precisa ser
apresentado a todos os novos funcionários. Além disso, conhecer
toda a empresa e ter uma visão geral de todos os seus processos
precisa ser uma obrigação de todos os colaboradores.
Você
pode até achar que isso é besteira, e pode até ser se você é um
profissional que já circulou por diversas áreas, se relaciona bem
com todas elas e já conhece tudo o que precisa, por conhecer a
importância de saber.
Como cada
cabeça é um mundo e nem todo mundo entende a real importância das
pessoas/profissionais e suas atribuições, o ideal é apresentar
tudo a todo mundo.
Já faz
algum tempo que li no livro “Transformando suor em ouro”, de
Bernardinho, que havia um time, acho que de futebol americano, que
precisou descartar o seu maior craque porque o ego dele é tão
grande que ele se achava mais importante que o próprio time, os
torcedores, e por aí vai.
Esse tipo
de comportamento é muito comum também nas organizações. Quantas
vezes já me deparei com “profissionais” que se achavam o máximo,
onde na realidade ela não realizaria coisa alguma se não fossem
todos os outros membros da equipe, da empresa.
Eu coloco
entre aspas porque uma pessoa que se acha melhor que os outros e por
isso não permite o devido crescimento das outras não e um
Profissional. O Profissional de verdade, na minha opinião não é
aquele que faz as coisas com velocidade jogando pra ele mesmo. O
Profissional que toda e qualquer empresa precisa é aquele que joga
para o time.
Bom, com
minha pouca experiência, já que só faz 10 anos que passei dos 26
anos, eu acredito que as pessoas precisam sim circular pela empresa,
conhecer a empresa, entender a importância de todos que fazem o
resultado acontecer.
Ninguém
me tira da cabeça que um simples cafezinho ruim, pode gerar uma
reação negativa em um cliente. Não tô dizendo que um café ruim,
servido numa reunião, pode derrubar um negócio. Tô dizendo que
tudo, incluindo o cafezinho, precisa estar dentro do mais perfeito
padrão de qualidade.
Tô
dizendo que não adianta você ter o melhor produto do mundo, com o
melhor comercial do mundo, se você não consegue entregar o produto
em tempo hábil, porque o comercial não fala com o pessoal da
logística para passar importantes informações porque ele acha que
já fez muito.
Muitas
vezes esse tipo de situação pode ser evitado se todo mundo conhecer
tudo e a partir daí todo mundo trabalhar na otimização dos
processos.
Voltando
no livro do Bernardinho, ele é bem claro quando fala da importância
da dedicação do time inteiro que precisa por muitas vezes se
afastar dos amigos, da família e do que for preciso para alcançar
uma ou mais metas. No mundo corporativo isso não é de forma alguma
diferente. É lógico que no caso de um time de voleibol que precisa
viajar pelo mundo e passar pelos períodos de concentração, a coisa
é um pouco diferente.
Mas vamos
lá... Tem um trecho do livro onde ele fala de um acordo entre os
atletas, que tem como objetivo dividir os prêmios dos melhores
jogadores dos torneios entre todos os outros. O raciocínio é muito
lógico. Como pode é possível existir um melhor atacante em um time
de voleibol, se antes dele atacar não houver uma perfeita recepção,
seguida de uma perfeita levantada!?
Alguém
consegue questionar esse raciocínio que demonstra tão bem a
importância das peças em um time?
É lógico
que o que eu tô trazendo nesse texto, a minha sugestão, que
certamente não é exclusiva, não é milagrosa porque cada cabeça é
um mundo.
Outro
ponto que certamente atrapalha qualquer time se chama “ego”. Mas
esse é um ponto que vou ter que desenvolver em outo post.
Bom, é
isso aí.
E
lembrem-se, só perde o pênalti que chega pra bater. Não liguem para
os comentários de quem não tem coragem pra bater um simples lateral
n meio de campo.
Sigam em
paz.
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