Hoje em dia existe solução de TI para tudo no mundo. Voltando lá para 2003-2004, nós entrávamos nas empresas só porque tinhamos soluções, principalmente do mundo Open Source.
Hoje, deve existir pelo menos duas dúzia de softwares para a mesma demanda.
Quando um cliente me chama para questionar uma solução que nós implementamos, o meu discurso é quase sempre o mesmo.
A escolha deve ser baseada nos requisitos funcionais e de gerenciabilidade.
Tão importante quanto achar uma solução para um problema, é conseguir e saber gerenciar a solução para impedir que ela faça parte do problema em algum momento.
Não é sempre que uma solução é gerenciável.
Como diz um amigo "O bom no bom é muito bom. Quero ver o bom no ruim". Traduzindo: Uma solução precisa ser boa em momentos de estabilidade e de instabilidade.
Na minha opinião, para ser completa, a solução deve ser capaz de diminuir o tempo de resposta na resolução dos problemas. É lógico que essa capacidade não é mágica. Ter boa experiência em gestão de configuração, de incidentes, mudança, .... são requisitos básicos para alcançar o Menor Tempo de Resposta possível.
Vamos para um exemplo:
Todo serviço de email envia e recebe emails. Quando ele para de funcionar, em quanto tempo é possível descobrir porque ele parou? Será que ele fala abertamente onde está o problema? Quem for tratar o problema poderá precisar ter experiência com o serviço, com o sistema operacional, logs, TCP/IP, ....
Bom, é isso aí.
Continuem enviando suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br
Também tô no http://twitter.com/rodbramos
t+
saúde e paz
Concordo Plenamente.
ResponderExcluirSem Uma solução que tenha gerenciamento. A solução terminará se tornando aquele mocinho do filme de SUSPENSE E TERROR, que toma a fórmula para ficar bonito e vira um tremendo de um monstrinho, ou seja, ninguém vai querer SUSPENSE nem muito menso TERROR onde doi mais..."O BOLSO"..hehehehe
Parabéns ramos esse é o caminho