Uma coisa que vejo dia sim dia também, são empresas que continuam tomando suas decisões planejadas ou não, sem o alinhamento necessário com a àrea de TI.
Esse caminho simplesmente não funciona.
Em alguns casos essa metodologia pode parecer que funciona porque a empresa está faturando muito bem e com isso as fragilidades não aparecem com tanta nitidez.
Na grande maioria das empresas do mundo, a área de TI é um dos principais suportes às outras áreas. Sendo assim, como não ter a TI alinhada com todas as outras áreas da empresa?
Como planejar o crescimento de um segmento da empresa sem a participação da TI ainda durante o planejamento?
Por exemplo, muitos diretores comerciais estão acostumados a escolher sistemas sem antes levar em consideração a opinião do seu time de TI.
Já acompanhei um projeto onde o vendedor de um sistema de gestão disse ao cliente que o sistema dele rodava em qualquer máquina, com qualquer sistema operacional linux. Para o nosso cliente, que já tinha um contrato de suporte conosco e já tinha servidores linux, essa foi uma grande informação que valeu vários pontos para o vendedor lá.
Quando entrei no processo mostrei que o vendedor era doido, ainda durante a leitura dos requisitos do sistema (aplicação + banco Oracle) dele.
Não tenham dúvidas. A TI precisa estar alinhada com os objetivos dos próximos 02 anos de cada setor de uma empresa.
Se não houver o alinhamento/planejamento, mas $$$$ não for problema, todos os obstáculos serão vencidos, mas a bomba continuará acesa. Na primeria crise ela explode e leva o pobre o CIO pro inferno.
Uma boa semana para todos nós.
Mandem suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br
http://twitter.com/rodbramos
t+
saúde e paz
Muito BOM
ResponderExcluirBraz
Você está coberto de razão, se mesmo com o envolvimento da área de TI muitas vezes somos surpreendidos, imagina sem esta contribuição.
ResponderExcluirJeferson Farias
Grande Rodrigo. Sábias palavras as suas e com certeza TI cada vez mais tem que está alinhada ao core business da empresa, ou seja, com foco no plano estratégico. Abraço amigo!
ResponderExcluir