quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Onde você quer chegar?


Onde você quer chegar?

Essa pergunta é essencial para todos nós... Tá bom, tá bom... Pode ser que você não precise se perguntar “Onde eu quero chegar?”. Você pode simplesmente saber a resposta.

Saber onde quer chegar é muito importante. Tem gente que passa a vida inteira sem saber onde quer chegar, o que quer fazer da vida, acha tudo muito trabalhoso, ….

Ter essa resposta é como subir no primeiro degrau de uma escada enorme que provavelmente irá consumir boa parte do tempo da sua vida.

Se você for daquelas pessoas que como eu está sempre definindo novos destinos, aí é que o tempo de uma vida será pouco ou até muito pouco.

Mas vamos lá!

Tem uma frase de Morpheus, no filme The Matrix, onde ele diz “Cedo ou tarde você vai descobrir, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho”.

Agora, vem comigo....

Se a gente alterar a frase para “Cedo ou tarde você vai descobrir, como eu, que há uma enorme diferença entre definir o destino e percorrer o caminho até chegar lá” e agora, parar para refletir sobre ela, nós vamos descobrir que muitas vezes a gente desiste de uma jornada por N motivos, entre eles a falta de vontade, a preguiça, excesso de destinos, o preço, baixa estima, forma errada de pensar ….. e por aí vai.

Eu gosto muito de analisar e citar os exemplo do mundo dos esportes porque ele deixa muito claro para mim o que os atletas precisam passar/fazer para chegar à uma olimpíada e ganhar uma medalha de ouro.

Se a gente eliminar os problemas financeiros que um atleta em um país como o Brasil precisa encarar e parar pra pensar apenas na dedicação dele que envole horas e horas de treino por dia, 6 ou 7 vezes por semana, as dores pelo corpo que ele precisa se acostumar a conviver, a distância da família, dos programas com os amigos como churrascos, feijoadas, noitadas, farras e mais farras e mais farras, nós vamos descobrir que eles definiram o destino correto, fizeram tudo o que tinham que fazer para se classificar para os jogos olímpicos e fizeram ainda mais que seus adversários para serem merecedores da glória do lugar mais alto do pódio.

Certamente nenhum desses atletas, medalhas de ouro, teve uma vida fácil e 100% vencedora o tempo todo. Existem inúmeros casos de atletas como Michael Jordan ou Cafú que ouviram que não tinham chance no esporte.

As vezes tento imaginar como foi o caminho percorrido por eles e por outros atletas como Jesse Owens, que em Berlin(1936), ganhou 04 medalhas de ouro, diante de Hitler. Wilma Rudolph, que com 06 anos foi diagnosticada com pólio e recebeu a informação de que andaria de moletas para o resto da vida, e em Roma(1960) ganhou 03 medalhas de ouro. Dick Fosbury, que ganhou a medalha de ouro nos jogos do México(1968) saltando de costas, na prova de salto em altura, contradizendo tudo o que havia até aquele momento em que todos saltavam de frente. E o caso de Nadia Comãneci, que aos treze anos recebeu 7 notas 10, em Montreal(1976), quando ninguém havia ganho nem se quer um dez até então. E por aí vão Muhhamed Ali, Ayrton Senna (do Brasil), Yane Marques, que eu já vi correndo lá pelas bandas da Cidade Universitária, em Recife-PE.
O que todas essas pessoas têm em comum é uma imensa vontade de percorrer o caminho necessário, uma auto-estima invejável, um alto grau de surdez seletiva para não escutar demais as críticas de perdedores que querem derrubá-los, um enorme prazer em se dedicar ao que for necessário para alcançar o destino, e por último e não menos importante, muita ajuda. Todos eles tiveram muita ajuda de seus familiares, amigos e técnicos para chegar onde chegaram.

É lógico que a gente pode achar, citar outras características ou padrões encontrados nesses campeões, mas na minha humilde opinião as mais importantes estão dentro de cada um deles. A Vontade, o Prazer, a Perseverança, a Força para se levantar após os inúmeros baques são característica essenciais em todos os campeões.

Não imagino um campeão sem vontade, prazer, perseverança ou sem força. Alguém consegue imaginar um campeão preguiçoso? Nunca vi um atleta dizer que foi fácil chegar lá!

Não vou falar das histórias de sucesso dos grandes empresários, mas eles certamente não chegaram lá por acaso.

Por isso, seja lá onde você quer chegar, se dedique o máximo possível, esqueça os comentários ou ações negativas, se segure em você porque ninguém, ninguém, além de você tem a força que você precisa para chegar lá.... E não há nada mais prazeroso do que alcançar um objetivo, um destino, complicado, trabalhoso.

Obs.:
Escrevi esse post hoje entre várias ligações, tuitadas, textos que me inspiraram muito. Obrigado pessoal!

Caso você queria comentar, perguntar, sugerir ….. Estou no e-mail rodbramos75@gmail.com e no http://twitter.com/rodbramos Só não diga que não conseguiu falar comigo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O melhor ambiente do mundo!


O melhor ambiente do mundo!

Decidi escrever sobre esse tema durante uma tarde de sol enquanto tomava um belo café expresso em uma delicatessen onde tocava música clássica e tinha uma parede toda de vidro (janelão), por onde era possível ver um belo jardim do lado de fora, enquanto o cheiro de pão quente e novo me remetia às minhas idas à padaria quando criança.

Minha mãe sempre atrapalhava aquela última partida de futebol me pedindo para ir comprar pão. Naquela época havia muita pelada pelo meio das ruas e as vezes eu parava para jogar outra partida ou para marcar um jogo no dia seguinte, no meio do caminho e chegava em casa uma hora depois do pedido da minha mãe. Aí o bicho pegava!

Mas vamos lá!

O melhor ambiente do mundo não pode ser escolhido por uma única pessoa ou até mesmo por muitas pessoas. É uma questão de opinião, de gosto. Nos últimos anos tenho apreciado cada vez mais a possibilidade de poder trabalhar nas mesas dos Cafés instalados em livrarias, parques, shoppings ….. em qualquer lugar que tenha pessoas educadas, um bom atendimento e um bom clima.

O melhor de tudo é que as essas pessoas que vêm com frequência para um Café são pessoas diferenciadas, que compartilham do mesmo gosto que eu pela leitura, pesquisa, uma generosa fatia de bolo de milho, um suco de maçã com gengibre e claro alguns cafés... Sim quase que esquecia que quase todos também gostam de um bom papo, de ressaltar uma opinião sobre um livro ou sobre o algum acontecimento recente com alguns conhecidos do dia-dia ou em reuniões, que eu pelo menos, sempre tento marcar nos Cafés.

Esse “novo” prazer veio juntamente com os links Internet que se espalharam por praticamente todos os lugares, com as novas ferramentas que facilitam muito as comunicações com amigos (equipe), fornecedores, parceiros, concorrentes, ….. e com a minha forma de trabalhar com todo mundo.

Não faz muito tempo em que eu precisava estar fisicamente na empresa para trabalhar. Hoje, eu consigo estar em todos os lugares do mundo sem sair de uma boa cafeteria, gerenciando projetos dentro e fora do Brasil, com equipes espalhadas pelo Brasil e na Índia.

É claro que se eu for falar de minha vida pessoal, o melhor ambiente do mundo será sempre a minha casa, que além de minha família e de meus animas de estimação, fica no meio de um lugar onde tenho grandes amigos pra bater papo, jogar tênis, vôlei, correr, pedalar, caminhar, nadar e comer um bom churrasco.

Caso você queria comentar, perguntar, sugerir ….. Estou no e-mail rodbramos75@gmail.com e no http://twitter.com/rodbramos Só não diga que não conseguiu falar comigo.