sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tor - Um pouco de privacidade

É interessante ver como a privacidade está acabando. A eterna busca pela segurança e sua fiel aliada,  a tecnologia, estão matando a privacidade.

Existem centenas de formas de se perder a privacidade. Isso pode ocorrer de forma ativa ou passiva.
As câmeras de segurança estão em quase todos os lugares nas grandes cidades; Nas ruas, condomínios, praças, clubes, escolas, elevadores, estacionamentos, shopping centers, aeroportos, portos, rodoviárias, supermercados, .....

Alguns estacionamentos, por exemplo, já podem incluir o cpf do cliente no cupom fiscal. Como tá tudo online, é possível que alguém em algum lugar possa saber quantas vezes você foi ao Shopping X no mês de janeiro.

Existem também os sites de relacionamento e as mídias sociais onde nós mesmos divulgamos informações do nosso dia-a-dia.

Na Internet todos os passos são registrados em vários lugares por onde passamos.

Por outro lado existem projetos como o Tor,  que busca prover uma forma de impedir que outras pessoas ou entidades consigam facilmente rastrear outras pessoas na grande rede.

Como o próprio site explica....

Tor é uma rede de túneis virtuais  que permite que pessoas e grupos tenham privacidade e segurança na Internet.

Ele pode ser usada por desenvolvedores de softwares para a criação de novas ferramentas de comunicação com funcionalidades e características nativas de privacidade.

Uma pessoa pode usar o Projeto Tor para impedir que websites consigam rastreá-lo, ou para conectar em sites, serviços de mensagem instantânea, ..., mesmo quando os mesmos são bloqueados pelo provedor de Internet.

Através do Tor's hidden services, websites, por exemplo, podem ser publicados sem a necessidade de revelar a localização exata do site.

Como explica o site o Projeto Tor

Um jornalista pode usar o Tor para se comunicar, de forma mais segura, com suas fontes.

Grupos ativistas como o Electronic Frontier Foundation (EFF) recomendam a utilização do Tor como um mecanismo para manter a liberdade civil online.

Bom, vale conferir o Projeto.
Mandem suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br
http://twitter.com/rodbramos
t+
Saúde e paz

Um comentário:

  1. Sou a favor de, se quer privacidade fica em casa,
    quem quiser 100% de seguranca em computacao eh so deixar seu PC desligado.
    Curto e grosso.

    ResponderExcluir