terça-feira, 14 de setembro de 2010

Qual a melhor solução de segurança?

Quase sempre alguém me pergunta "Qual a melhor solução de segurança?".

Na grande maioria dos casos as pessoas que fazem essa pergunta estão pensando em um firewall.

Firewall = Solução que fica entre a rede da empresa e a Internet. É nele que podemos implementar as políticas de acesso à Internet, à Web, à rede interna, à DMZ, .... dizendo tudo o que pode passar por ele.

Sempre explico que um firewall é como a portaria de um edifício que pra funcionar precisa ter um porteiro. Não adianta você construir um bela portaria e não ter um porteiro bem preparado e com estrutura para trabalhar.

No caso do firewall não adianta você comprar a solução mais cara do mundo e não ter alguém para administrá-lo. Como todos nós sabemos o computador não faz nada sozinho, sem uma programação prévia.

Já visitei várias empresas que possuem grandes e bonitos appliances, com interfaces coloridas, luzes piscando, com capacidade de emitir sons em algumas situações, porém em alguns casos, elas não investiram nos profissionais que fazem a gestão da ferramenta e nem na infra necessária para o trabalho.

Outro ponto importante é que quando falamos em segurança da rede ou segurança da informação (que são coisas bem diferentes) não podemos pensar que a segurança se resume ao firewall.

Existem várias camadas de segurança que precisam ser implementadas.

Por exemplo:
O usuário precisa estar instruído para não receber um email qualquer e clicar em um executável.

Na máquina deste mesmo usuário precisa existir um bom antivírus corporativo, configurado e administrado por um profissional.

Não adianta ter um antivírus desatualizado.

Imagine as camadas de segurança que podem existir entre o usuário em uma empresa até o cliente que pode estar na Internet.

Em todas essas possíveis camadas é 100% necessário uma equipe focada em mantê-las funcionando da melhor forma possível.


Fico por aqui!

Mandem suas críticas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br

http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário