segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Qual a diferença entre Plano de Continuidade e Plano de Recuperação de Desastre?

Toda e qualquer organização necessita desses dois planos, porém são poucas as que realmente entendem seus benefícios e fazem os investimentos necessários.
Um Plano de Continuidade de Continuidade de Negócios (PCN) descreve os processos e procedimentos que as organizações devem executar para garantir que suas funções criticas continuarão sendo executadas durante e depois de um desastre qualquer.

Um Plano de Recuperação de Desastre (PRD) descreve os passos  necessários para reativar as operações afetadas após um desastre.

Por que ter os dois planos?

Vamos para a ficção.... Uma empresa tem em sua unidade principal um grande datacenter e um segundo datacenter espelho do outro, em uma filial.

Um belo dia um incêndio paralisa o datacenter na unidade principal. As operações seguem normalmente já que existe o datacenter espelho. Com isso ficamos sabendo que o PCN funcionou 100% como planejado e já testado.

Ao mesmo tempo o PRD já estará em execução para restaurar o que for necessário para recolocar o datacenter paralizado em produção novamente.

Muitas vezes a guerra para manter os preços mais competitivos torna inviável esse tipo de investimento, porém a conta que precisa ser feita é outra. Quanto custa a hora da empresa parada? 

Após descobrir esse valor, é interessante chamar os responsáveis pelas áreas para saber em quanto tempo a empresa consegue voltar a produzir e faturar após o banco de dados (servidor ou storage) e o  servidor de aplicação  (físico ou virtual) terem parado de funcionar por algum motivo que  justifique  a compra de outros equipamentos.

Sem sombra de dúvidas a resposta será assustadora.

Boa semana para todos.

Continuem enviando suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário