segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O alinhamento com a TI

Uma coisa que vejo dia sim dia também, são empresas que continuam tomando suas decisões planejadas ou não, sem o alinhamento necessário com a àrea de TI.

Esse caminho simplesmente não funciona.

Em alguns casos essa metodologia pode parecer que funciona porque a empresa está faturando muito bem e com isso as fragilidades não aparecem com tanta nitidez.

Na grande maioria das empresas do mundo, a área de TI é um dos principais suportes às outras áreas. Sendo assim, como não ter a TI alinhada com todas as outras áreas da empresa?

Como planejar o crescimento de um segmento da empresa sem a participação da TI ainda durante o planejamento?

Por exemplo, muitos diretores comerciais estão acostumados a escolher sistemas sem antes levar em consideração a opinião do seu time de TI.

Já acompanhei um projeto onde o vendedor de um sistema de gestão disse ao cliente que o sistema dele rodava em qualquer máquina, com qualquer sistema operacional linux. Para o nosso cliente, que já tinha um contrato de suporte conosco e já tinha servidores linux, essa foi uma grande informação que valeu vários pontos para o vendedor lá.

Quando entrei no processo mostrei que o vendedor era doido,  ainda durante a leitura dos requisitos do sistema (aplicação + banco Oracle) dele.

Não tenham dúvidas. A TI precisa estar alinhada com os objetivos dos próximos 02 anos de cada setor de uma empresa.

Se não houver o alinhamento/planejamento, mas $$$$ não for problema, todos os obstáculos serão vencidos, mas a bomba continuará acesa. Na primeria crise ela explode e leva o pobre o CIO pro inferno.

Uma boa semana para todos nós.

Mandem suas dúvidas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br

http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

4 comentários:

  1. Você está coberto de razão, se mesmo com o envolvimento da área de TI muitas vezes somos surpreendidos, imagina sem esta contribuição.

    Jeferson Farias

    ResponderExcluir
  2. Grande Rodrigo. Sábias palavras as suas e com certeza TI cada vez mais tem que está alinhada ao core business da empresa, ou seja, com foco no plano estratégico. Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir