quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Encomendando uma Aplicação Web

A idéia desse Post não é listar várias sugestões de requisitos necessários para a especificação de uma Aplicação Web.

Com base na minha experiência na área de segurança da informação, achei que seria legal citar um dos pontos importantes que deve ser levado em consideração quando pensamos em um software, seja ele desenvolvido em casa, encomendado ou comprado pronto.

Esse ponto é a Segurança da solução como um todo. Vamos levar em consideração que há uma aplicação que fala com um banco de dados. Este é um cenário super-hipper-ultra comum.

Normalmente quando idealizamos uma solução nos concentramos nas questões visuais e funcionais.

O Cliente -
"Precisamos uma aplicação que será usada para .......e deve fazer o seguinte: ...,....,....,....,...,  é necessário seguir a identidade visual da empresa...Detalhe: Preciso disso para ontem. Tô passando para seu email os requisitos funcionais"

O Fornecedor -
"Tudo bem. Podemos fazer sim. Sem problemas. O pessoal pediu x dias, levantou algumas sugestões de melhorias e custará R$...."

Bom, com certeza a solução sairá do email. Depois de alguns ajustes o cliente ficará satisfeito (se tinha certeza do que queria) e o fornecedor também (se sabia fazer).

Em algum lugar o cliente achou que o fornecedor estava ciente dos requisitos de segurança, assim como o fornecedor atende aos requisitos funcionais achando que estava tudo bem.

Se sua aplicação for gerar algum tipo de premiação (o que está cada vez mais comum na Web) a "rapaziada" vai fazer de tudo para ganhar o maior número de prêmios possível.

Mesmo se não valer nada ainda haverá o risco de um ou outro camarada decidir "avacalhar" o seu trabalho.

Acompanhando os trabalhos de análise de vulnerabilidades em aplicações, tenho visto todo tipo de furo antigão passando despercebido pelos desenvolvedores.

Um dos principais furos é a falta de validação dos parâmtros.

Grandes sistemas de grandes empresas também podem conter furos. Errar é humano....esquecer também.


That's All Folks

http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário