quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Economia X falta de esclarecimento

Tenho observado que cada vez mais e mais empresas se preocupam com a segurança de suas informações. Segurança num sentido bem amplo. Elas estão preocupadas em manter a Confidencialidade, Integridade e a Disponibilidade de suas informações e sistemas.

Essa é uma boa e importante preocupação para todas as empresas, não importando área de atuação, tempo de mercado, faturamento, ....

Um dos problemas que essas empresas encontram é a mão de obra especializada. Não existem muitas empresas com know-how suficiente para montar e executar projetos dessa natureza. O pessoal de dentro de casa normalmente não têm tempo para tocar um projeto desses com a dedicação e a bagagem necessária.

Eles precisam ser capacitados participando da elaboração e execução do projeto, para continuar na luta diária para manter a CID (Confidencialidade, Integridade e a Disponibilidade) das informações.

Essa preocupação das empresas é o resultado do cresciemento da economia (mesmo que medíocre) e da maturidade que elas estão alcançando. Sem $$$$ e maturidade é difícil alcançar as metas de crescimento de uma empresa.

Vamos lá....

Trabalho em uma empresa e conheço outras que têm grande know-how em soluções para ajudar a manter a CID das informações dos clientes. Muitas vezes visito empresas que não querem mais parar, mas que não querem investir o necessário para alcançar tal objetivo.

Quando digo que não querem é porque eu faço idéia dos seus faturamentos e orçamentos para suas áreas. A área de TI tem sempre pequenos orçamentos.

Algumas vezes elaboramos e executamos projetos onde ferramentas para monitorar a infra de TI (monitorar serviços, aplicações, bancos de dados, rede, memória RAM, espaço em disco e CPU) do cliente são implementadas. 

A partir do momento em que uma solução dessas é implementada o cliente passa a ter acesso a informações que jamais sonhou em ter, e muitas vezes com certa antecedência. É possível saber, por exemplo, quando uma CPU está sobre carregada, quando um link está sobre carregado ou quando o espaço livre de um HD está para acabar.

Todas essas informações são armazendas em banco de dados para possibilitar consultas do tipo. Qual o índice de disponibilidade do meu sistema de gestão da empresa no período de uma ano? Como andam os consumos de CPU e memória RAM de todos os servidores espalhados pelo Brasil?

Agora, me diga, quantas empresas no Brasil têm esse tipo de informação em tempo real? Eu não sei. 

O empresário quer saber o status do seu estoque, quer saber como anda a produtividade de sua área comercial. Mas não está preocupado em facilitar a vida da área de TI quando ela está tentando descobrir o por que de uma aplicação está lenta e fica mais lenta todos os dias a partir das 10:30.

O tempo gasto pela área deTI custa dinheiro e a lentidão custa mais ainda.

Bom, em alguns casos, mesmo quando implementamos esse tipo de solução em um cliente, ele decide não nos contratar para ajudar a manter a solução funcionando e a ajudar no monitoramento. Ele prefere "economizar" solicitando uma capacitação de 05 ou 06 dias para sua equipe.

Vê bem, será que com 05 ou 06 dias alguém consegue dominar todos os recursos de um editor de textos, por exemplo? Alguma solução para planilhas eletrônicas pode ser dominada em 05 ou 06 dias, por um leigo?

Capacitação é investimento. "Ah eu já investi e o camarada foi embora para outra empresa". Melhore os salários. Procure gerar incentivos para não perder sua equipe.

Se tem medo de investir no seu time parta para o Outsourcing também. É legal compartilhar serviços e responsabilidades. Com uma boa integração o time interno e o time externo funcionam bem de mais.

Essa integração as vezes é difícil. Outro dia tive problemas com um funcionário de um cliente. Pense num camarada mal educado. Na minha opinião a falta de educação intencional é uma das piores coisas do mundo.

Deixa isso pra lá.

Voltando ...

Já tivemos um cliente que após instalar um sistema de monitoramento  descobriu a solução para um problema que já durava meses em menos de 24 horas. O mais interessante foi que ele não nos contratou para manter o sistema e ajudar no monitoramento. Ele decidiu economizar e capacitou um técnico dele que já era sobre carregado e abandonou a solução. Para completar pediu demissão faz alguns meses e nesse exato momento eles voltaram no tempo para a era do Achismo. Sim...o gerente que nos contratou também não está mais no cliente. Nós continuamos lá com outros serviços.

Mandem suas críticas e sugestões para rodrigo.ramos@triforsec.com.br

http://twitter.com/rodbramos

t+
saúde e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário